segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mosca-negra-dos-citros combatida com inseticidas agroecológicos



A praga mosca-negra-dos-citros ataca, preferencialmente, laranjeiras, abacateiros, bananeiras, entre outras espécies frutíferas. Por mais que as plantas cítricas sejam as principais hospedeiras, a mosca pode prejudicar mais de 300 espécies, entre elas, cítricas e não cítricas, chegando até a plantas daninhas e a plantas ornamentais.



O principal dano ocasionado por essa praga é a sucção de nutrientes através das folhas da planta. Normalmente, o inseticida que tem sido mais eficaz no combate da praga é do grupo dosnematoides, ou fosfatados, estes que são mais utilizados no exterior; além disso, é muito utilizado o controle biológico, tendo em vista que a mosca tem muitos predadores naturais, contribuindo para a diminuição da agressão ao meio ambiente.



Uma alternativa sustentável é a utilização de produtos agroecológicos. Entre estes podemos apontar, como principal substância, o óleo de laranja, que tem se mostrado eficaz no combate da praga, além de ter baixo impacto ambiental.



É necessário levar em consideração as várias fases da vida dessa mosca, principalmente porque, em determinado estágio, ela fica mais suscetível ao uso do produto. Também é necessário saber a dosagem e a quantidade necessária de aplicações para cada fase da vida da mosca-negra-dos-citros. Com somente uma aplicação é possível matar os adultos e as ninfas da mosca, entretanto em seu último estágio jovem são necessárias três aplicações do produto. Outros produtos estão sendo testados para controlar a praga, que, por enquanto, não se encontra disseminada por todos os estados do país.




Fonte: frutasecitros

Nenhum comentário:

Postar um comentário