segunda-feira, 1 de julho de 2013

No Mato Grosso do Sul produtores de leite comemoram aumento da produtividade



Trinta produtores de leite do município de Inocência, em Mato Grosso do Sul, mais que dobraram sua produtividade em apenas um ano. Eles participam do programa Mais Inovação, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MS), que tem entre seus principais objetivos a recuperação de pastagens degradadas e a inserção de novas tecnologias na administração da propriedade rural.

– Há um ano a produção da minha propriedade era de 80 litros de leite por dia e hoje, após a recuperação e melhoria das pastagens, chego a registrar 250 litros ao dia – relata o produtor rural Diorande Leal, um dos participantes do programa.

Além do aumento da produtividade, os produtores também tem conseguido aumentar a lotação das pastagens, de 0,5 cabeça por hectare para de 1,5 a duas cabeças. Criado em junho de 2012, o programa está se expandindo para outras regiões de Mato Grosso do Sul, chegando aos municípios de Caracol, Bela Vista, Campo Grande e região, Rio Verde, Anastácio, Figueirão e Alcinópolis.

– O objetivo do SENAR é colaborar para que os produtores melhorem as condições de trabalho, conheçam as tecnologias disponíveis para melhorar a gestão e para que ampliem as possibilidades de desenvolvimento de sua propriedade e da região – diz o diretor técnico do Sistema do Senar, Clodoaldo Martins.

Em abril deste ano, o Mais Inovação ganhou reconhecimento da Subsecretaria de Desenvolvimento Sustentável do Governo Federal, como iniciativa que atende às normas das Boas Práticas Agropecuárias (BPA).

Fonte:SENAR-MS adaptado e resumido pelo blogueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário